Wednesday, November 5, 2008

Sobre a verdade.

Diria Gandhi, já na sua segunda metade de vida, que Deus é verdade ou a verdade é Deus.

Eu iria mais a fundo e diria que não há verdade se não há alguém para interpretar, verificar e comprovar a veracidade de o que quer que seja.

Apenas idéias podem ser verdadeiras ou falsas.
Se idéias não existem, não existe verdade ou mentira.

Mas já estou fugindo aqui do meu objetivo principal, desculpem-me pelo devaneio de racionalidade.

Meu ponto é que Deus é considerado como aquilo que é mais estimado e que mais merece atenção, respeito e fiéis, tendo em vista o poder inimaginável proveniente do mesmo.

Consideremos então as palavras de Gandhi. A verdade é Deus.
Devemos dar atenção à verdade, devemos respeitar a verdade e devemos ser fieis à verdade.
Devemos sempre optar pela verdade e devemos estar agindo sempre em função da mesma. Pois a verdade há de nos salvar.

Mas que tipo de verdade é essa? Muitos filósofos dizem que não temos a capacidade de saber a verdade, que a verdade está além da razão. Mas no caso, não estou considerando verdades metafísicas ou objetivas. Não estou considerando fatos sobre a verdadeira realidade (se é que existe uma).

Estou me referindo às verdades subjetivas. Aquilo que nós sentimos, aquilo que percebemos, aquilo que queremos e aquilo que não gostamos. E acho que Gandhi também se referia a este tipo de verdade. A verdade que está dentro de nós e não a verdade que está lá fora, porque como diriam os já citados filósofos, nunca poderemos saber com certeza absoluta o que se passa lá fora.

E se quisermos entender o que se passa lá fora, se quisermos chegar à verdade externa, temos que começar pela verdade interna, que é a primeira cuja qual temos contato (já que é a nossa natureza, e não há nada que conhecemos melhor do que nós mesmos).

Vamos então começar a prezar mais pela verdade e sermos mais fiel à ela.
Sejamos sinceros e honestos sobre o que sentimos, percebemos e queremos.
Não nos deixemos levar pelo medo. Não nos deixemos reprimir e estar fadados ao sofrimento pelo medo.

E o principal medo que nos segura de sermos fiel à verdade é o medo de machucar. Machucar alguém ou machucarmos a nós mesmos.

Mas eis aqui a epifania que compartilho com vocês:
A verdade só machuca se esta não for entendida por completo.

Se você for o que está recebendo a verdade e ela parecer te machucar, você está sendo ignorante sobre ela. Deveria tentá-la entender melhor, estudar a situação e chegar às raízes de tal verdade.

Se você for o que está dizendo a verdade e a outra pessoa se sentir ou parecer machucada, você precisa entender que ela está afundada em ignorância ou que você não está sendo totalmente claro e íntegro sobre o que tem a falar. Neste caso você deveria trabalhar na sua comunicação, na claridade das idéias, na paciência e o no que você está realmente tentando dizer ou fazê-la entender.

Espero que sintam-se elucidados ao ler tudo isto e que o teu tempo tomado para me dar atenção não tenha sido em vão.

Minha tentativa aqui é de compartilhar a minha felicidade, como um sincero devoto da Verdade.

3 comments:

Miles said...

uhul!!!

arrasa alex!

toda verdade é subjetiva e conflitante. O Homem é feito de verdades, e assim sendo, é feito de conflitos.

Alex said...

Tenho que discordar de que toda verdade é subjetiva e conflitante.

Talvez todas as verdades subjetivas sejam conflitantes, não sei.

Mas acredito que existam verdades objetivas, que portanto não podem ser conflitantes.

andré mac dowell said...

é, mas vai ser chato escrever verdade com V maiusculo sempre